Presidente Lula participa do evento de reabertura da emergência do Hospital de Bonsucesso, RJ
Presidente Lula participa do evento de reabertura da emergência do Hospital de Bonsucesso, RJ

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, classificou como “histórico para o Rio de Janeiro” a reabertura do Hospital Federal de Bonsucesso (HFB). Nesta quinta-feira (6), a unidade, administrada pelo Grupo Hospitalar Conceição (GHC) desde outubro de 2024, reinaugurou o setor. A medida faz parte do Plano de Reestruturação dos Hospitais Federais do Rio de Janeiro. A cerimônia de entrega da nova emergência contou com a presença do presidente Lula e do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.
“É um dia histórico para o Rio de Janeiro. Esse hospital renasce hoje, sendo um hospital de excelência e totalmente integrado ao SUS. A saúde é um dos bens mais preciosos para a nossa população. Não é só a abertura da emergência, mas a entrega de um hospital de atendimento especializado e de qualidade. Estamos entregando 423 leitos operantes, o setor de transplante renal, de cardiologia e de imagem. A unidade está aberta, de pé e inteiramente aberta para a nossa população”, enfatizou Nísia.
O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, destacou as melhorias que os hospitais federais estão passando. “Ficou fácil para a população comparar o que foi feito. Nas gestões do presidente Lula, os hospitais federais foram valorizados. Anteriormente, as emergências foram fechadas, os hospitais ficaram sucateados”, lembrou.
Nova emergência
A nova emergência é especializada no atendimento de casos graves e com capacidade para atender 700 pessoas por mês. Além do setor, o hospital retomou o Centro de Diagnóstico por Imagem com a disponibilização de exames de ultrassonografia e um novo equipamento de raio-X de alta precisão.
Desde outubro do ano passado, o Governo Federal está fortalecendo a gestão do Hospital de Bonsucesso, com garantia de investimentos. Neste período, 218 leitos foram reabertos e a capacidade total de assistência da unidade foi retomada, com a ampliação de 412 para 423 leitos no total. São leitos cirúrgicos, clínicos, obstétricos e pediátricos - 373 hospitalares e 50 de emergência, que agora estão disponíveis à população para o cuidado integral da saúde.