Presidente Lula participa do evento de reabertura da emergência do Hospital de Bonsucesso, RJ

Presidente Lula participa do evento de reabertura da emergência do Hospital de Bonsucesso, RJ

Presidente Lula participa do evento de reabertura da emergência do Hospital de Bonsucesso, RJ

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, classificou como “histórico para o Rio de Janeiro” a reabertura do Hospital Federal de Bonsucesso (HFB). Nesta quinta-feira (6), a unidade, administrada pelo Grupo Hospitalar Conceição (GHC) desde outubro de 2024, reinaugurou o setor. A medida faz parte do Plano de Reestruturação dos Hospitais Federais do Rio de Janeiro. A cerimônia de entrega da nova emergência contou com a presença do presidente Lula e do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.

“É um dia histórico para o Rio de Janeiro. Esse hospital renasce hoje, sendo um hospital de excelência e totalmente integrado ao SUS. A saúde é um dos bens mais preciosos para a nossa população. Não é só a abertura da emergência, mas a entrega de um hospital de atendimento especializado e de qualidade. Estamos entregando 423 leitos operantes, o setor de transplante renal, de cardiologia e de imagem. A unidade está aberta, de pé e inteiramente aberta para a nossa população”, enfatizou Nísia.

O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, destacou as melhorias que os hospitais federais estão passando. “Ficou fácil para a população comparar o que foi feito. Nas gestões do presidente Lula, os hospitais federais foram valorizados. Anteriormente, as emergências foram fechadas, os hospitais ficaram sucateados”, lembrou.

Nova emergência

A nova emergência é especializada no atendimento de casos graves e com capacidade para atender 700 pessoas por mês. Além do setor, o hospital retomou o Centro de Diagnóstico por Imagem com a disponibilização de exames de ultrassonografia e um novo equipamento de raio-X de alta precisão.

Desde outubro do ano passado, o Governo Federal está fortalecendo a gestão do Hospital de Bonsucesso, com garantia de investimentos. Neste período, 218 leitos foram reabertos e a capacidade total de assistência da unidade foi retomada, com a ampliação de 412 para 423 leitos no total. São leitos cirúrgicos, clínicos, obstétricos e pediátricos - 373 hospitalares e 50 de emergência, que agora estão disponíveis à população para o cuidado integral da saúde.